quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Retículo de luneta MIL DOT


O texto abaixo foi elaborado por Nelson L. de Faria, autor do livro Armas de Pressão– Ciência e Técnicas de Tiro, e foi originalmente publicado no fórum Airgun em 24/09/2010.  Agradecemos pela autorização para usar seu texto original. O livro poderá ser adquirido diretamente com o autor pelo endereço de e-mail: magnumcorp@yahoo.com.br
Alguns colegas do fórum tem me questionado sobre dúvidas a respeito das lunetas de retículos com MIL DOT.
Na verdade, MIL DOT é muito simples de ser compreendido, tão simples, que é mais difícil explicar.
Quando abordamos o tema pelo aspecto técnico, nos voltamos para a matemática e a trigonometria, que não são familiares a todos. Por isso, costumamos dar a explicação mais simples, de modo que cada Atirador / Airgunner possa desenvolver seus próprios métodos. Assim, dizemos que 1 MIL DOT ajusta 1 metro em 1000 metros, ou seja, 1:1000. Para quem conhece bem a matemática, é muito simples extrair uma série de informações a partir desses dados, contudo, sei que não é tão fácil para a maioria, por isso, procurarei esclarecer.
Começarei pelo esclarecimento científico para que possamos ao final, dar a explicação PRÁTICA que adotamos em campo:
MIL DOT é função de MILIRRADIANOS (mrad).
RADIANO é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém o referido arco.
1 rad = 1 m/m = 57,2957º
1 mrad = 0,0572957º, então, esse é o ângulo formado a partir dos pontos no retículo até o alvo visado, ou arc tang (1/1000).
Muito bem, então se MIL DOT é função de mrad e representa 1 metro a 1000 metros, podemos dizer que representa 10 cm a 100 metros, 1 cm a 10 metros e assim por diante. Essa é a relação que temos para as distâncias entre centro de dois pontos no retículo da luneta.
Se o tamanho do alvo, altura x largura é 1 metro e ele está posicionado a um alcance de 1000 metros, então ele cabe entre dois pontos do MIL DOT no retículo da luneta, tomadas as medidas de centro a centro dos pontos.
Mas, o MIL DOT foi desenvolvido originalmente para ser utilizado em lunetas com Magnitude de 10 vezes e, isso é o que realmente importa aos Atiradores, pois, muitas lunetas com MIL DOT tem Magnitudes variáveis e diferentes de 10. Como exemplo, as lunetas 3 – 9 x 40.
E, sendo MIL DOT razão de 1:1000 e metro razão de 1:100 quando convertido para centímetros, nada melhor do que a magnitude 10, pois, 1000 / 100 = 10.
Um alvo visado a 1000 metros com luneta de magnitude 10, equivale ao mesmo alvo visado a 100 metros a olho nu. Se a magnitude for outra, o alcance correspondente se altera e assim se altera também o tamanho do alvo coberto pelos pontos no retículo e, aparentemente as coisas se complicam.
Então, alguns fabricantes de lunetas tipo MIL DOT às vezes fornecem fórmulas para cálculos, que se baseiam nas informações dadas e em suas lunetas específicas. Alguns fornecem tabelas e algumas fórmulas mais complicam do que ajudam.
PORTANTO, VAMOS VERIFICAR COMO FAZEMOS NA PRÁTICA:
Para fins práticos, no campo, todas as explicações científicas (embora necessárias aos mais estudiosos) são confusas e demandam tempo para serem processadas.
Informação importante:
A melhor unidade de medida para utilizarmos com MIL DOT é o centímetro (cm).
Por isso, adotamos uma maneira muito simples, que consiste de dividirmos o Alcance em Metros pela Magnitude da luneta para sabermos a distância coberta pelo intervalo entre dois pontos de MIL DOT no retículo, tomadas de centro a centro dos pontos.
Exemplo 1:
Alcance 100 metros
Luneta de Magnitude 10 x
100 / 10 = 10 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Exemplo 2:
Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 10 x
50 / 10 = 5 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Exemplo 3:
Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 4 x
50 / 4 = 12,5 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Quando conhecemos o tamanho do alvo e queremos determinar o alcance:
Se o tamanho do alvo compreende a distância entre dois pontos no retículo, basta multiplicar o tamanho pela magnitude adotada na luneta para determinar o alcance;
Exemplo:
Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 1 vão entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x
15 * 3 = 45 metros (alcance do alvo)
Se o tamanho do alvo compreende a distância entre mais do que dois pontos no retículo, dividimos o tamanho do alvo pelo número de vãos entre pontos que ele preenche e multiplicamos o resultado pela magnitude adotada na luneta.
Exemplo:
Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 2 vãos entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x
(15 / 2) * 3 = 22,5 metros (alcance do alvo)
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário