![tiro](http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2012/09/tiro.png)
O aumento de competidores serve para trazer as pessoas para dentro dos clubes de tiro e apresentar a elas um esporte saudável e prazeroso para toda a família.
Como são armas de uso permitido com venda permitida para maiores de 18 anos, sem as infindáveis exigências legais inerentes às armas de fogo, é fácil o acesso ao equipamento necessário à prática do esporte. Obviamente, ainda sim, são armas e precisamos nos cercar dos cuidados necessários a fim de evitarmos acidentes, portanto, o uso de óculos de proteção é uma peça obrigatória na tralha do atirador. Regras como não apontar armas, ainda que sem munição, para pessoas, animais ou qualquer outro ponto que não esteja na “linha de tiro”, não colocar o dedo no gatilho a não ser que realmente pretenda fazer um disparo, além de evitar acidentes, conscientiza que o esporte de tiro esportivo merece atenção por parte daqueles que o praticam, por isso devem fazê-lo com responsabilidade.
Mas, tiro esportivo com arma de ar comprimido é o mesmo que fazíamos antigamente em parques de diversão e quermesses? A resposta é: NÃO!
PAPEL 10m
A modalidade de entrada no tiro esportivo com arma de ar comprimido, via de regra, é o tiro de precisão em alvo de papel a 10m de distância da linha de tiro. Popularmente chamado pelos desportistas como: Papel 10m.
Porque seria a modalidade de entrada? Destaco três motivos:
01) É prova que menos exige do equipamento, vejamos:
Pelas regras da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE:
Podem ser utilizadas: carabinas de ar comprimido por ação de mola ou gás-ram, calibre 4.5mm, com cano basculante e conjunto de mira aberta onde a alça de mira deve ficar obrigatoriamente à frente da posição do gatilho.
Armas olímpicas, com cano fixo, PCPs, miras ópticas (red dots e lunetas) ou qualquer acessório que facilite o tiro são proibidos.
02) OS ALVOS SÃO BARATOS.
Os alvo padrão é o mesmo utilizado na competição de tiro de pistola de ar da ISSF. O custo de produção destes alvos é muito baixo quando feito em quantidade pelo clube de tiro. Ainda sim fica em conta a impressão em papel comum, embora não seja o ideal. A utilização de papel A4 ou com baixa gramatura pode fazer com que os projéteis rasguem o papel, dificultando a aferição da pontuação. Neste caso, recomendo que os alvos sejam apostos em papelão.
Outro ponto importante fica por conta da MUNIÇÃO. É indicado o uso de munição do tipo MATCH (cabeça chata), vez que este tipo de projétil marca com eficiência e precisão o ponto de impacto no alvo.
Você mesmo pode imprimir o alvo em sua casa e treinar! Mas lembre-se das medidas de segurança para proteger você e seus vizinhos.
03) NÃO HÁ NECESSIDADE DE ESTRUTURA ESPECÍFICA NO LOCAL DA PROVA.
O clube de tiro ou o organizador do evento não terá problemas em executar uma prova de Papel 10m, se ele tiver apenas onde fixar os alvos com segurança.
É ISSO…
Este é o “Papel 10m”, que mesmo sendo a mais “simples” entre as modalidades de tiro com armas de ar comprimido, é que te dará base para todas as demais. Com o treino em alvo de papel você aprenderá a respirar corretamente, ter uma empunhadura correta da arma, alinhamento de alça e massa de mira, follow through (acompanhar o tiro) e controlar a pressão no gatilho. Tudo isto será importante para o Field Target, Silhuetas Metálicas e Bench Rest, mas isso é assunto para outros artigos.
Pratique tiro esportivo, leve sua família, conheça outros atiradores, armas diferentes, as técnicas, “manias” e superstições de cada um, além de descontrair sempre é bom fazer novas amizades.
Bons tiros.
Raimundo Falcão Coelho Neto
Competidor – CTCC/TO
Regulamento CBTE – Carabina de ar 10m:
Nenhum comentário:
Postar um comentário