Este texto não pretende se posicionar contra ou a favor do estatuto to desarmamento. O objetivo é apenas fazer uma análise se a fabricação de carabinas de pressão cada vez mais fortes podem, um dia, influenciar em sua proibição.
Apesar de preferir o calibre 4.5mm para armas de pressão por conta do baixo custo para a prática do esporte de tiro ao alvo, gosto de algumas carabinas que atiram projéteis de 5.5mm. Também gosto de armas de fogo. Mas temo que nossa diversão com carabinas de pressão, em breve, se torne tão difícil quanto a prática de tiro com armas de fogo.
O mercado de armas de pressão, em minha opinião, tem tomado um rumo perigoso com armas cada vez mais potentes e calibres maiores (como o exemplo da CBC Nitro-Six). Armas para atirar chumbinhos sempre foram perigosas e todo cuidado com a segurança pessoal e alheia é importante antes de atirar, principalmente com essas armas de maior pressão que permitem que os projéteis atinjam velocidades acima dos 300m/s. Nesses casos, a chance de acidentes fatais acontecerem aumenta, principalmente com os calibre de 5.5mm e de 6.0mm. Armas de pressão não são brinquedos para se entregar nas mãos de crianças. Quem acompanha os canais de tiro esportivo no YouTube já deve ter visto vídeos onde a segurança não é levada em conta. O esporte de tiro ao alvo é saudável, mas pessoas jovens precisam ser acompanhadas por adultos!
Lembro que, falando sobre armas de pressão, potência não é sinônimo de precisão. Armas com molas muito fortes, tanto as pneumáticas quanto as tradicionais, geralmente são destruidoras de lunetas, o que limita a diversão em tiros mais longos.
Antes de optar por uma arma dessas, esteja ciente dos riscos e de que tipo de diversão você está procurando. Não seja você responsável por notícias de acidentes com armas de pressão, o que poderia influenciar a opinião pública e alguns políticos que acham que o tiro é um esporte violento. Não deixe de ler o artigo: Segurança na Prática de Tiro com Armas de Pressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário